1º Seminário de Prevenção a Acidentes – Vale Prevenir 2013

Membro da AEAAC participa do 1º Seminário de Prevenção de Acidentes – Vale Previnir

Na mesa de autoridades, da esquerda para direita: Ricardo Analha – Diretor da MUTUA SP, Roberto Gyori – Gerente regional da 6ª região do CREA SP, Edinho Guedes – Presidente da Câmara de Vereadores de Jacareí, Ricardo Perale – Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jacareí, Francisco Kurimori – Presidente do CREA SP e Valdir Bergamini – Presidente da FAEASP

O Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori, esteve presente à abertura do 1º Seminário de Prevenção a Acidentes -Vale Prevenir 2013, realizado até o dia 26 de setembro em Jacareí.

Os acidentes industriais, comerciais, residenciais e ambientais ocorridos nos últimos anos estão contribuindo de forma significativa para despertar a atenção das autoridades governamentais, da indústria e da sociedade como um todo, no sentido de buscar mecanismos para a prevenção.

As ênfases de maior repercussão giram em torno de tragédias como as ocorridas em Santa Maria, São Luiz do Paraitinga, Joelma, Edificio Palace, Região Serrana do Rio de Janeiro, e outras diversas que são amplamente divulgadas pela mídia. Porém, diariamente, inúmeros outros acidentes ocorrem, fatalizando milhares de pessoas.

Técnicas, métodos e políticas utilizados para a prevenção de acidentes tendem a estar dia a dia mais integrados e incrementados. Novas ferramentas passaram a ser utilizadas e adaptadas para a realização de estudos de análise transversais e integradas na avaliação dos riscos associados a qualquer atividade.

Público durante o Vale Prevenir 2013

A responsabilidade da fiscalização dos locais também foi debatida pela mídia. Entretanto, é notório que toda a sociedade direta ou indiretamente tem sua parcela de responsabilidade no processo preventivo.

Face a esses grandes acontecimentos e a inúmeros outros pontuais e locais, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jacareí cumprindo seu papel social, em conjunto com diversos órgãos civis e públicos. iniciou uma grande discussão técnica e legal da sociedade organizada da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, sobre as situações reais de riscos, as gestões, as competências, as habilidades, as fiscalizações e ainda mais, aos esclarecimentos coletivos.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Colaboração: Patrick A. Katayama – Assessoria da Presidência
Fonte CREA-SP

:: Veja Também

Serviços Online – CREA/SP e CAU/SP

Revista CREA/SP

Cartilha Programa Mulher

Cartilha CREA/SP

Convênios