Congresso Regional de Profissionais em Taubaté supera as expectativas

Congresso Regional de Profissionais em Taubaté supera as expectativas

Grupos se reuniram e, ao final apresentaram total de 56 propostas

2 Congresso Regional dos Profissionais realizado no sábado em Taubaté, no auditório da Universidade Taubaté superou as expectativas dos organizadores.

taubate001

Auditorio da UNITAU lotado. Na primeira fila, José Paulo Garcia, Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, Nivaldo Bósio, Secretário Geral do CREA SP e Antony Araújo Couto, Superintendente Jurídico do CREA SP. Jornalista Paulo Roberto Machado – Gerente de Comunicação do CREA SP atuou como Mestre de Cerimônias do CRP.

Ficamos muito satisfeitos em ver os profissionais mobilizados participando dos eixos temáticos, discutindo os problemas da categoria e o que é melhor, apontando caminhos para que o futuro profissional melhore”. Afirmou o Presidente do CREA SP, Eng. Francisco Kurimori.

Eng. Francisco Kurimori, Presidente do CREA SP – Legislação está ultrapassada e precisa ser atualizada.

O Congresso Regional de Taubaté reuniu mais de 160 profissionais que passaram o dia nas dependências da UNITAU que foi gentilmente cedida pelo seu reitor que também é engenheiro.

Apoio:

O II CRP realizado em Taubaté contou com o apoio das empresas:

T PLAN – Obras de Infra Estrutura – Taubaté – SP www.tplan.com.br

DQO – Ferragens Prontas – Jacareí – SP – www.dqo.com.br

UNITAU – Universidade de Taubaté

TV – Cidade – Programa Povo na TV – Jornalista Rogerio Naressi – Canal 99 e 3 da Net

taubate002

Superintendente de Colegiados do CREA SP, Eng. Agr. Alceu Molina (direita) e Superintendente de Fiscalização do CREA SP Eng Luiz Roberto Sega e os coordenadores dos grupos que discutiram os eixos temáticos para apresentação de propostas.

Eixos Temáticos: Os grupos produziram 56 propostas que serão somadas às 51 que resultaram do I CRP realizado em Guarulhos. Segundo o Coordenador do GT CNP 2013, Eng. José Luiz Pardal, todas as propostas serão digitalizadas e estarão disponíveis no site, no link reservado para o CNP.

Eixo 1 – Formação Profissional

Coordenador: Eng. Eurico Arruda Filho – Inspetor de Taubaté

Eixo 2 – Exercício Profissional

Coordenador – Eng. Edarge Marcondes Filho – Inspetor de Pindamonhangaba e Presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pindamonhangaba.

Eixo 3 – Organização do Sistema

Coordenador – Eng. Ricardo Peralle, Inspetor Chefe de Jacareí, Coordenador da União das Associações da Região Metropolitana do Vale do Paraiba – UNAVAT; Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jacareí.

Eixo 4 – Integração Profissional e Social

Coordenadora – Eng. Ana Alice Braga Vieira – Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Aparecida.

Eixo 5 – Inserção Profissional

Coordenador: Eng. Carlos Yamauchi, Inspetor de Campos do Jordão.

taubate003

Da esquerda para a direita: Eng. Jolindo Renó Costa, Vice-Presidente do CREA SP; Eng. Melvis Barrios Junior, Conselheiro Federal e Coordenador Adjunto da Comissão de Ética e Exercício Profissional, que participou do evento como convidado do CREA SP; Eng. Francisco Kurimori, Presidente do CREA SP; Prof. Dr. Eng. José Rui Camargo, Magnífico Reitor da Universidade de Taubaté, Eng. José Luiz Pardal, Coordenador do GT – Grupo de Trabalho Congresso Nacional de Profissionais – CNP 2013 do CREA SP; Eng. Elisabete Rodrigues, Chefe de Gabinete do CREA SP, Vice-Presidente Nacional da ABENC e Presidente da ABENC São Paulo; Eng. Ricardo Peralle, Coordenador da União das Associações da Região Metropolitana do Vale do Paraiba – UNAVAT; Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jacareí, Inspetor Chefe de Jacareí; representando o Presidente da FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, Arq. Valdir Bergamini

taubate005

Engenheira Elisabete Rodrigues, Chefe de Gabinete do CREA SP, Vice Presidente Nacional da ABENC e Presidente da Seção Paulista da ABENC. Representou as mulheres, no II CRP. “Todos nós sonhamos com um Sistema Melhor. E também por isso esse Encontro, aqui em Taubaté, é importante porque nós estamos contribuindo para que o sonho se transforme em realidade”.

Legislação precisa ser atualizada

Tanto o Conselheiro Federal Eng. Melvis Barrios Junior quanto o Presidente do CREA SP defenderam, na abertura do II Congresso Regional de Profissionais, uma atualização da legislação: “A Lei que criou o Sistema tem 46 anos. Está desatualizada. Precisa ser modificada para atender às necessidades dos profissionais nos dias de hoje”, defendeu Melvis que acrescentou: “Nós só estamos reunidos aqui em Taubaté porque nossos colegas profissionais estão lá fora, debaixo do sol, trabalhado e recolhendo as ARTs. Nós temos responsabilidade para com esses profissionais e precisamos dar uma resposta concreta. Hoje, lamentavelmente, não temos poder de negociação a nível federal e isso dificulta a questão da legislação”.

Para o Presidente do CREA SP, Eng. Francisco Kurimori, a Constituição Brasileira criou um Novo Espírito: “Esse Novo Espírito não combina com a legislação que é de 1966, do tempo da ditadura. Hoje vivemos um novo momento e precisamos nos atualizar. Essa preocupação, esse querer estar em sintonia com o tempo presente deve ser uma constante para todos nós. As discussões que faremos nos Congressos Regionais e posteriormente no Congresso Estadual, não podem se transformar em letra morta”.

Compromisso Público

taubate006

Presidente do CREA SP entrevistado pela TV – Cidade – Programa Povo na TV – Jornalista Rogerio Naressi – Canal 99 e 3 da Net

Francisco Kurimori, Presidente do CREA SP, assumiu um compromisso público: “Este é um compromisso que eu assumo com todos vocês: As propostas do CREA SP, um Conselho que representa 40% dos profissionais e empresas do país, serão defendidas em todas as instâncias e, o que for da nossa alçada, nós vamos implantar”.

Aplaudido por todos os presentes que lotaram o auditório da UNITAU, o Presidente do CREA SP, Eng. Francisco Kurimori lembrou o caso da Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais que tem apenas 2.800 associados, menos de 1% dos profissionais, está com 90 milhões em caixa e que não está ajudando o profissional. No Congresso de Profissionais passado a descentralização foi aprovada mas até agora não aconteceu.

Invasão do mercado por profissionais e empresas estrangeiros e os projetos de combate aos maus profissionais também foram destaque no discurso do Presidente do CREA SP.

Terra de Monteiro Lobato – Emilia e Pedrinho

Taubaté é um agradável município que se divide entre o Vale do Paraíba, o Litoral Norte de São Paulo e Campos do Jordão.

O escritor Monteiro Lobato e personagens que criou e que embalou a infância dos brasileiros no Sitio do Pica Pau Amarelo. Escultura na praça central da cidade.

A população da sub-região gira em torno de 600 mil habitantes. Metade deste contingente está na cidade de Taubaté que é o segundo maior polo industrial  da região abrigando empresas como a Volkswagen, Ford, LG, Alston, Usiminas e Embraer. Taubaté, terra natal do escritor Monteiro Lobato, sedia o Comando de Aviação do Exército e é considerada como “Capital Nacional da Literatura Infantil”, título outorgado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República. Nas principais praças você encontra estátuas com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. No portal enormes esculturas lembram Monteiro Lobato e suas criaturas.

taubate007

Destaca-se como cidade pioneira no Vale do Paraíba, pois foi a sua primeira vila oficial (o equivalente, hoje a município) em 1645, cabeça de comarca em 1832, cidade imperial em 1842, centro industrial em 1891 e diocese em 1906

:: Veja Também

Serviços Online – CREA/SP e CAU/SP

Revista CREA/SP

Cartilha Programa Mulher

Cartilha CREA/SP

Convênios