Home / Notícias / Código de Ética Profissional

Código de Ética Profissional

Se temos um Conselho Federal, temos um Código de Ética?

Sim! Nossas profissões também contam com um Código de Ética Profissional. Achou que era só se formar e sair por aí construindo prédios, zonas agrícolas, estudando formações geológicas, grupos populacionais e fazendo previsão do tempo? Não é bem assim.  Como todo ser humano, que vive em sociedade e exerce alguma atividade voltada para seu benefício, temos que seguir algumas regrinhas.

Mas que regras são essas?

Estas regras são definidas a princípio pela própria sociedade civil, afinal, devem refletir comportamentos e valores que são desenvolvidos por cada indivíduo que dela faz parte. A partir disso, entidades de representação profissional, no nosso caso o Sistema Confea/Crea, devem criar seus próprios conjuntos de regras e valores a serem seguidos pelos profissionais representados por elas.
Foi com base na Lei 5.194 de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício das nossas profissões, que o Sistema Confea/Crea estabeleceu, em 1971, o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, que teve sua última atualização por meio da Resolução nº 1.002 de 2002.

Ok, mas, o que fazemos com isso?

Entre os objetivos desse compilado de regras está “propagar a ética profissional como caminho para alcançar a excelência das profissões, bem como a valorização do Código como principal instrumento para orientar a conduta dos profissionais”.
Além disso, o Artigo 2º da Resolução nº 1002, afirma que “o Código de Ética Profissional, adotado através desta Resolução […] OBRIGA a todos os profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em todas as suas modalidades e níveis de formação”.
Ou seja, o não cumprimento do que consta no Código de Ética pode resultar em sanções e punições àquele profissional que não cumpri-lo. Portanto, estude e siga nosso código de ética, assim você ajuda a valorizar ainda mais o nosso papel na sociedade.

Confira nosso Código de Ética Profissional através do link: https://abre.ai/c1y2

Redator: Bruno Almeida
MTB 90080/SP