Crea Jovem agora é Comissão Permanente

Sample imageCriado como Comissão Especial no início da primeira gestão do Eng. Civil José Tadeu da Silva como Presidente do Crea-SP, o Crea Jovem conquistou um espaço ainda maior na estrutura do Conselho: tornou-se Comissão Permanente em São Paulo. A decisão do Plenário do Crea-SP é reflexo do bom trabalho desenvolvido pela Comissão nesse período e dos estímulos do Presidente para a renovação do quadro de colaboradores do Conselho, trazendo o ímpeto e a força da juventude para somar com a experiência daqueles profissionais com muitos anos de atuação.

Em São Paulo, o Crea Jovem tem tido atuação destacada no trabalho de aproximação do Conselho com os estudantes dos cursos da área tecnológica, por meio das instituições de ensino, ampliando a sua participação nas discussões afetas ao sistema profissional.

“Lutamos por torná-la permanente porque entendíamos que não estávamos lidando apenas com uma questão específica, que não se tratava de um trabalho pontual. Existe uma demanda crescente de trabalho e enquanto existirem os formandos da área tecnológica esse trabalho vai continuar”, diz o Engenheiro de Telecomunicações Vinícius Marchese Marinelli, que foi coordenador da Comissão Especial e do Programa Crea Jovem durante dois anos.

Agora como Diretor Administrativo, o Engenheiro vai continuar acompanhando esse trabalho. “Como membro da Diretoria do Crea-SP, vou poder ser um porta-voz da Comissão junto à Presidência do Conselho”, diz.

O Crea Jovem pretende ajudar o novo profissional a entrar no mercado de trabalho e, para isso, promove ações que geram troca de experiências com outros estudantes e profissionais da área tecnológica. Além disso, mais de 60 mil empresas registradas no Crea-SP buscam seus estagiários no site do Crea Jovem.

Em algumas universidades, já foram criados núcleos do Crea Jovem, constituindo uma estrutura descentralizada para o grupo. “O convênio com a Veris Faculdades está funcionando e já atende 300 alunos, com um núcleo instalado no campus de Campinas. Em breve, serão firmados novos convênios”, diz.

Entre as competências da Comissão estão a criação, manutenção e atualização de bancos de dados de estudantes, recém-formados, empresas e instituições juniores; a criação de um banco de estágios; a orientação aos estudantes e recém-formados em suas relações com o mercado de trabalho; e a realização/participação de/em eventos que promovam o conhecimento acadêmico.

“Existem hoje três mil estudantes cadastrados junto ao Crea Jovem, com os quais mantemos uma troca constante de informações. Conseguimos criar um programa sólido e a ideia é triplicar o número de participantes, chegando a 10 mil estudantes no final deste ano”, ressalta o Engenheiro.

Fonte: CREA ONLINE

:: Veja Também

Serviços Online – CREA/SP e CAU/SP

Revista CREA/SP

Cartilha Programa Mulher

Cartilha CREA/SP

Convênios